quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Filho transexual de Cher é eliminado de "Dança dos Famosos"

Chegou ao fim, ontem à noite, uma das mais peculiares, arriscadas e criticadas decisões da emissora de TV americana ABC: a participação do transexual Chaz Bono no programa "Dancing with the Stars" (Dançando com as Estrelas). Bono foi eliminado em sua sexta semana de competição depois de uma sofrível performance num número de tango. Era a "Noite da Broadway", e Bono e sua parceira, a dançarina profissional Lucy Schwimmer, tentaram recriar a dança argentina com uma coreografia inspirada no musical O Fantasma da Ópera.

Um dos três jurados do programa chamou Bono de "um Pingüim fofinho", numa alusão ao tímido movimento dos pés do ativista gay que levaram o portentoso corpo dele a mover-se com dificuldade pela pista de dança. Em seu discurso pós-eliminatória, Bono disse: "Vim a esse show porque queria mostrar à América um tipo diferente de homem". E continuou: "Se tivesse alguém como eu na TV, quando estava crescendo, minha vida teria sido diferente".

Chaz Bono, 41, é filho da cantora Cher e do músico e político Sonny Bono (este último morreu num acidente de esqui em 1988). Bono nasceu menina. Foi batizado como Chastity e, por anos, lutou secretamente com sua identidade sexual. Em 1995, Chastity anunciou publicamente que era lésbica e tornou-se uma ativista social e política, com enfâse na causa gay. Em 2009, um ano antes de completar 40 anos, Chastity decidiu passar por uma operação de mudança de sexo. No ano passado, um juiz da cidade de Santa Monica, na Califórnia, aprovou a mudança oficial do nome de Chastity para Chaz. Hoje Bono vive com a namorada Jennifer Elia em West Hollywood, região da Grande Los Angeles, e sua transformação em um cidadão do sexo masculino foi acompanhada no documentário Becoming Chaz, exibido no começo do ano no Festival de Sundance.
 

Ao ser anunciado como um dos participantes da nova temporada de Dancing with the Stars, o show de maior audiência da TV americana, a polêmica foi criada, principalmente pela produção do programa ter designado uma mulher como parceira de Chaz na competição. Um colunista do canal conservador Fox News pediu para que "os pais não deixassem os filhos assistirem ao programa", uma vez que "crianças e adolescentes vulneráveis" poderiam se deparar com "a tóxica e desnecessária celebração da cirurgia de mudança de sexo" propagada pelo programa. Atacado na blogosfera, Bono teve o apoio incondicional da mãe famosa. "Chaz está sendo violentamente atacado em blogs e fóruns por sua participação no programa! Esta ainda é a América, certo?", desabafou Cher, que chamou de "idiotas" aqueles que postaram mensagens homofóbicas contra o filho, via Twitter.

Apesar de desengonçado, barrigudinho e de ter "perna de pau", a curiosidade em torno do nome de Bono o manteve no programa por cinco semanas, muito embora outros competidores mais capazes, incluindo a modelo italiana Elisabetta Canalis, ex-namorada do ator George Clooney, tenham sido eliminados (os votos dos jurados são tabulados com os do público, que vota via telefone). A participação de Bono no programa foi sóbria e, toda vez que pôde, o ativista rapidamente lembrou o público de sua transformação. Sem um caráter apelativo em sua participação, as críticas a Bono diminuíram após a estreia do programa, uma boa vitória para a causa propagada pelo ativista. Bono, entretanto, precisou ter reforço de guarda-costas durante os ensaios do DWST, e até um envelope com um pó branco, entregue no estúdio, foi investigado, temendo-se que poderia ser anthrax. Cher chegou a assistir a uma das performances ao vivo do filho, mostrando-se bastante emocionada.

A nova temporada de Dancing with the Stars também teve a participação de outro competidor abertamente gay, Carson Kressley, o estilista e designer que ficou famoso com o programa de makeover Queer Eye for a Straight Guy. Assim como Bono, Kressley teve uma dançarina profissional como parceira. Ele foi eliminado na semana passada.

No final de Dancing with the Stars ontem à noite, antes de voltar a dançar o tango inspirado pelo Fantasma da Ópera, Bono dedicou sua participação no programa "à todas pessoas como eu, especialmente as crianças e adolescentes que estão lutando. Você pode ter uma maravilhosa, ótima vida, e ter sucesso e ser feliz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário