sábado, 15 de outubro de 2011

REDTRANS

A REDTRANS foi constituída visando refletir acerca dos desafios do reconhecimento dos direitos sociais das pessoas TRANS e sua situação de exclusão social. Para a formalização da rede foram levadas em consideração as experiências das militantes do movimento TRANS na luta pela defesa dos conceitos de direito, gênero, identidade, diversidade e, sobretudo, quanto à patologia. A REDTRANS irá alem de discutir essas questões, na medida em que tem a intenção de influenciar na formação de uma consciência política, assim como sobre o preparo/despreparo dos profissionais que estão à frente das políticas públicas quanto a essas questões. Assim sendo, o trabalho a ser desenvolvido pela REDTRANS abrangerá em sua essência a analise do processo de construção dos direitos sociais das pessoas TRANS, ponderando as conquistas nos âmbitos político e social.
A trajetória da rede será centrada na identidade social das pessoas TRANS, na busca de oferecer, compartilhar e refletir o conhecimento sobre uma questão crescente e pouco estudada dentro da diversidade sexual que é trabalhar com o desejo do individuo e não um conceito apenas. É fato que as pessoas TRANS encontram-se à margem da sociedade, embora cidadãs com direitos e deveres, entre eles o livre arbítrio de assumir a identidade que quiserem.
O reconhecimento da identidade das pessoas TRANS ainda é um desafio, pois a sociedade apresenta vários tabus com relação à sexualidade humana. Os movimentos sociais que lutam pela causa LGBT fomentam a emancipação das travestis, mas o que se percebe é a concretização na homofobia excluindo, praticamente, do debate a TRANSFOBIA, apesar desta representar um número absurdamente maior em relação à violação de direitos. Na prática é deixada em segundo plano a cidadania efetiva, a visibilidade positiva e a concretização dos direitos sociais desse segmento populacional.
A falta de reconhecimento das diferenças leva ao isolamento e a discriminação das pessoas TRANS em várias esferas da sociedade, acarretando inúmeras expressões da Questão Social cotidianamente.

Plano de Trabalho

Constitui finalidade fundamental da REDTRANS ser um instrumento de expressão da luta pela conquista dos direitos humanos plenos das Travestis, Transexuais e Transgêneros, e contra quaisquer formas de discriminação, sejam elas jurídicas, sociais, políticas, religiosas, culturais, econômicas e internas ou não. No desenvolvimento de suas atividade REDTRANS observará os princípios de legalidade, impessoalidade, economicidade, de liberdade, da publicidade e da eficiência e não fará qualquer discriminação de raça/etnia, religião, orientação afetivo-sexual ou identidade de gênero.
A REDTRANS se dedica às suas atividades por meio da execução direta de projetos, programas ou planos de ações, por meio de doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário