quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VII Fórum UNGASS/Aids Recife/PE‏


Seguem informações do VII Fórum UNGASS através dos organizadores:


Em Recife, sociedade civil de todo o país analisa compromissos firmados pelo Brasil na ONU sobre HIV e Aids
Nos próximos dias 23 e 24 de outubro a ONG Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero, vai reunir cerca de 70 representantes de movimentos sociais, agências da ONU e governo brasileiro no VII Fórum UNGASS/AIDS Brasil.
Coordenado por Jair Brandão, o evento tem como objetivo avaliar como os compromissos firmados pelo Brasil nas Nações Unidas em Junho de 2011, que estabelecem novas metas para prevenir e tratar o HIV e AIDS até 2015 irão “aterrisar” nas políticas públicas nacional, estaduais e municipais de controle do HIV e da Tuberculose.
O Fórum será composto por mesas de debates e mini-conferências, com expositores internacionalmente conhecidos como o Dr. Pedro Chequer, diretor do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids (UNAIDS) no Brasil que irá apresentar a nova agenda de compromissos; o Dr. Carlos Passarelli, da Fiocruz, que irá analisar o contexto mundial das políticas de saúde; o ativista peruano Pablo Anamaria, abordando os desafios para América Latina e Caribe; e a Dra.  Gabriela Chávez, da ONG Médicos Sem Fronteiras, analisando a capacidade brasileira de produção de medicamentos em diálogo com o panorama internacional no campo da Propriedade Intelectual que vai ser apres entada pelo Internacionalista Sergio Costa, do GT Propriedade Intelectual da Rede Brasileira de Integração dos Povos.
Contaremos ainda com a presença de ativistas importantes como Toni Reis, Presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais; Alexandre Menezes, especialista em desenvolvimento de vacinas para HIV e AIDS; Carlos Duarte, do Conselho de Saúde do Rio Grande do Sul, expert em Sistema Único de Saúde e da ativista Liza Minelli, que falará sobre a ausência de referência à população de Travestis e Transexuais na nova resolução da ONU.     
Dois debates vão trazer relatos sobre experiências globais. Juliana Cesar, advogada especializada em políticas internacionais vai relatar a experiência da Gestos na vinculação da AIDS ao enfrentamento da violência contra as mulheres, ação que a ONG pernambucana desenvolve globalmente. Já Moysés Toniolo, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS da Bahia vai focar no trabalho para enfrentar o Estigma e a Discriminação em Países de Língua Portuguesa.
Finalmente, contaremos com a participação especialíssima do Deputado Federal por Pernambuco, Paulo Rubem Santiago que irá apresentar as atuais perspectivas econômicas das agendas sociais no Brasil; do Dr. Ivo Brito, Diretor do Departamento Nacional de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde que irá dialogar sobre os recursos nacionais para AIDS e de José Carlos Veloso, do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Alessandra Nilo, Coordenadora da Gestos e Secretária Regional do Conselho Latinoamericano e Caribenho de ONG/AIDS vai fazer uma exposição geral sobre a nova arquitetura internacional de financiamento para AIDS, com ênfase na agenda atual do G20 que discute a criação de uma taxa sobre transações financeiras cujo objetivo é arrecadar novos fundos para os campos de saúde, educação, meio-ambiente e segurança alimentar.
O VII Fórum UNGASS/AIDS Brasil é financiado pela Fundação Ford e pelo Departamento Nacional de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Tem apoio da Coordenação Estadual de DST/AIDS de Pernambuco e da Coordenação Municipal de DST, AIDS e Hepatites Virais do Recife.
Background:    Em junho de 2001, nas Nações Unidas, representantes de países se reuniram para discutir a situação da epidemia mundial do HIV/AIDS. Comoresultado desse encontro foi elaborada uma Declaração de Compromissos sobre a AIDS, com metas específicas para 2003, 2005 e 2010. 
Em 2003, com o objetivo de fazer o monitoramento dessa declaração, surgiu o I Fórum UNGASS/AIDS Brasil realizado pela Gestos e Fórum de ONG/AIDS de SP.
Este ano, em Junho, os governos do mundo se reuniram para avaliar os resultados alcançados e traçar novas metas até 2015 – o que vai ser o foco do VII Fórum UNGASS/AIDS Brasil. A Gestos é uma ONG/AIDS pernambucana, fundada em 1993, que atua local, nacional e globalmente.
Serviço:
Contatos: Jair Brandão (81) 9764-5875      -   Alessandra Nilo  (81)   9987-9145
VII Fórum UNGASS/AIDS Brasil
Local: Hotel Jangadeiro
Av. Boa Viagem, 3114 (conhecida como Avenida Beira Mar)
Boa Viagem – Recife – PE
Fone.: (81) 3086-5050 / 3465-3544
www.jangadeirohotel.com.br
VII Fórum UNGASS–AIDS Brasil
Recife, 23 e 24 de outubro de 2011

Marcio Villard

Nenhum comentário:

Postar um comentário