terça-feira, 17 de abril de 2012

ENCONTRO ESTADUAL ESPIRITO SANTO‏

2012-04-16 17:49
Terminou neste final de semana, no município da Serra (ES), o I Encontro Estadual da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV-Aids. O evento reuniu cerca de trinta participantes e teve como objetivo contribuir para a articulação e o fortalecimento pessoal e político da juventude que vive com HIV e aids no estado. Além dos jovens, profissionais da saúde e ativistas também participaram dos debates.
 
Jovens debateram temas relacionados à vivência com HIV- Aids.

O encontro foi realizado pelo núcleo local da RNAJVHA em parceria com o Fórum de ONG/Aids do Espírito Santo. Na abertura o presidente do Fórum, Evandro Ferrete, falou da importância da Rede de Jovens para o Estado. “O Fórum de ONGs-Aids do Espírito Santo sempre esteve de portas abertas para acolher a Rede e pretendemos sermos parceiros também na realização de outros momentos como este”, afirmou.
 
Bandeira de luta: humanização dos profissionais de saúde é uma das propostas dos participantes do evento.
 
Além da parceria com a sociedade civil, o evento contou com o apoio da Coordenação Estadual de DST/Aids e das coordenações municipais de São Mateus, Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Serra. Para a representante da secretaria de saúde do Espírito Santo, Julimar Soares França, o encontro foi uma oportunidade para fortalecer o movimento de jovens vivendo com HIV-Aids no estado. “Espero que cada um tenha saído como multiplicador de informações e que consigam trazer para o movimento mais jovens vivendo”, declarou.
 
O evento discutiu temas relacionados à vivência com HIV-Aids, prevenção positiva e direitos humanos. Os jovens puderam interagir trocando experiências e tirando dúvidas sobre medicação, direitos sexuais e reprodutivos, por exemplo. Uma das principais propostas apresentadas pelos participantes foi a promoção de oficinas de capacitação em humanização para os profissionais dos serviços de saúde que atuam diretamente com as pessoas vivendo com HIV-Aids no estado.
 
Outra proposta apresentada foi o incentivo dos governos e da sociedade civil organizada na realização do 2º Encontro Regional Sudeste da RNAJVHA, que também vai acontecer no Espírito Santo. Para o representante estadual da Rede de Jovens, Ralf Barros, o evento cumpriu sua missão principal de integração dos jovens e preparação para o regional. “Temos agora um evento maior pela frente, mas temos mais força para realizá-lo, pois conseguimos somar forças para melhorar a qualidade de vida dos adolescentes e jovens vivendo com HIV-Aids”, comemorou.
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário